20.4.16

Últimas leituras #1

Não tenho conseguido manter-vos a par das minhas leituras, mas como não quero deixar de partilhar com vocês o que tenho lido decidi ainda assim fazer este post  para mostrar os últimos livros que me fizeram companhia.



Já queria ler este livro há algum tempo. Não sabia muito sobre ele, apenas que tocava num tema complicado e interessante - o suicídio -, mas já tinha ouvido algumas opiniões relativamente boas. Não quero adiantar muito sobre a história, mas posso dizer-vos que parte de uma série de cassetes que uma jovem deixa gravadas antes de se suicidar... É um livro direccionado para um público mais jovem e isso nota-se bastante na forma como as coisas são abordadas. A meu ver pedia mais profundidade - e teria ganho muito com isso! Não é, portanto, fabuloso, mas é um livro muito fácil de ler, que nos cativa por querermos saber exactamente o que aconteceu, e que toca em muitos temas pertinentes e actuais.


O Papel de Parede Amarelo, de Charlotte Perkins Gilman

Este conto foi publicado em 1892 e mostra-nos algumas passagens de um diário de uma mulher que foi mãe há pouco tempo e que, por "sugestão" do marido, um médico conceituado, mantém-se fechada num quarto de uma casa isolada, dado o aparente "cansaço" e "histeria" que mostra desde o nascimento do filho... Depois de ver algumas opiniões decidi também lê-lo, até porque se encontra muito facilmente na internet, em .pdf, e, mesmo não o tendo adorado, achei muito interessante perceber como é que a depressão, o provável diagnóstico da senhora em causa, era encarada, assim como o descrédito que as mulheres tinham nesta época. Para além disso é um conto que não se compreende totalmente à primeira e que ganha muito com pesquisas sobre a obra ou com releituras: há pormenores que escapam e que só damos conta quando lemos outras opiniões ou determinadas análises ao texto, e haverá certamente outros de que só nos aperceberemos quando o lermos uma segunda ou terceira vez...


O Inverno do Mundo, Ken Follett (Livro 2 da Trilogia "O Século")

E, por fim, a estrela das minhas últimas leituras! Já tinha lido o primeiro volume há algum tempo e, talvez por ter demorado tanto tempo a lê-lo estava um bocadinho receosa de pegar neste segundo. Não que não tivesse gostado do anterior, mas são livros grandes e já se sabe que pode não ser fácil lê-los de uma assentada, não dá para andar sempre com eles atrás e se a disponibilidade não for muita as leituras podem prolongar-se por bastante tempo - exactamente o que me aconteceu no primeiro! Enfim, tinha este segundo volume há algum tempo na estante e a coragem para lhe pegar não era muita... Até que decidi que já chegava, que já estava aqui há muito tempo, e que era este ano que lhe pegava! E o que posso dizer-vos? Como é que não o li antes?? É absolutamente incrível!

Neste volume acompanhamos as personagens que já conhecíamos do anterior, assim como os seus descendentes, e mantém-se a forte ligação com o contexto histórico, pelo que vamos tendo como pano de fundo a ascensão de Hitler ao poder, a Guerra Civil Espanhola, o Holocausto, a 2ª Guerra Mundial e o posicionamento dos vários países envolvidos, as questões do comunismo e do capitalismo, as bombas atómicas, etc... A mestria com que o autor consegue desenvolver as histórias das personagens e encaixá-las nestes contextos é absolutamente soberba! É daqueles livros em que aprendemos imenso quase sem nos apercebermos, e sem que isso retire o prazer da leitura ou sem pôr em causa o facto de ter uma história ficcionada para além de todas essas informações.

Gostei muito mais deste volume do que do primeiro - de que já tinha gostado, como referi - talvez por este período da História ser mais do meu interesse do que aquele que era abordado no anterior, e entrou directamente para o grupo dos meus livros favoritos de sempre. Além disso já estava com saudades das personagens e foi muito bom "reencontrá-las" e perceber o que lhes tinha acontecido.

Não sei se já leram esta trilogia, mas se ainda não o fizeram dêem-lhe uma oportunidade! Não se deixem assustar pelo tamanho dos livros: as páginas "voam" e, neste volume, cheguei ao ponto de tentar ler menos páginas por dia para a leitura não terminar tão cedo... Já tenho o 3º volume na estante e talvez pegue nele ainda este ano!

5 comentários:

Sofia disse...

Ainda não li nenhum, mas o segundo deixou-me curiosa!

Green disse...

Tenho curiosidade em ler o segundo.

Lea disse...

So conheço o último autor...

Mary disse...

Assim de repente acho que nunca li nada deste escritor,apesar de já ter estado com vários livros dele na mão.
Também já ouvi falar muito bem da escrita dele.
Pode ser que um dia destes me renda de vez, uma coisa é certa fica aponte a tua sugestão aqui no caderno dos livros.

Jo disse...

Sofia, é bem pequenino. Procura na internet... ;)

Green, lê-se muito rápido. Procura na internet... ;)

Lea, este foi o livro dele que mais gostei até agora! :)

Mary, o que tenho lido dele não me tem desiludido... Mas este foi mesmo o meu favorito até ao momento!